Rua Paraíba, 928

Marília / SP

Entre em contato conosco

(14) 3422-5768

Perdeu o prazo para regularizar o Simples Nacional? Veja o que fazer

05 de fevereiro de 2025
Economia Uol

O MEI (Microempreendedor individual) ou empresário que perdeu o prazo para se regularizar ou aderir ao Simples Nacional vai ter que esperar até a abertura do próximo período para se inscrever no regime de tributação simplificado.

O que aconteceu

Prazo para regularização de dívidas ou débitos gerais venceu em 31 de janeiro. A Receita Federal explica que a exclusão não significa que significa o fechamento do negócio, que poderá continuar operando e emitindo notas fiscais, mas deixa de contar com as vantagens do regime tributário simplificado.

Para continuar operando e tentar regularizar a situação no próximo período (que deve começar no final deste ano), empreendedor tem que escolher outra modalidade de tributação. Tanto o Lucro Presumido quanto o Lucro Real exigem um controle mais rigoroso. Pode ser necessária a atuação de um contador, dependendo da circunstância.

Lucro Presumido é atribuído a empresas com faturamento menor que R$ 78 milhões e que não atuam em áreas específicas, como bancos e corretoras. Neste regime, a empresa faz a apuração simplificada do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Nisso, a Receita Federal presume que uma determinada porcentagem do faturamento seja lucro, não sendo mais necessário comprovação ao Fisco.

Lucro Real é ainda mais detalhado, voltado para empresas que faturam mais de R$ 78 milhões. Nessa regra, IRPJ, CSLL, PIS e Cofins devem ser precisos, já que fazem parte direta à lucratividade real da empresa. Ou seja, se uma empresa apresentar prejuízo fiscal em um determinado período, ela não terá que pagar impostos sobre esse valor negativo. A empresa também é obrigada a entregar para a Secretaria da Receita Federal todos os registros financeiros e contábeis.

É possível também pedir a regularização por uma Solicitação Administrativa. O pedido deve ser feito diretamente à Receita Federal. Mas, não há garantia de que esse processo seja rápido e a demora pode superar o período até a próxima regularização.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Formulário de Contato

Agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo

Trocar imagem

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Copyright © 2025 Max Assessoria Contábil | Desenvolvido por: Sitecontabil