Rua Paraíba, 928

Marília / SP

Entre em contato conosco

(14) 3422-5768

Mais de 1,8 milhão de empresas podem perder o Simples Nacional

28 de outubro de 2024
Poder 360

A Receita Federal notificou cerca de 1.876.334 empresas do Simples Nacional para regularizarem suas dívidas com a instituição, sob o risco de exclusão do regime a partir de janeiro de 2025.

Entre as notificações estão 1.121.419 MEIs (Microempreendedores Individuais) e 754.915 microempresas e empresas de pequeno porte, com valores significativos pendentes de pagamento. As dívidas, no conjunto, totalizam R$ 26,7 bilhões.

As notificações foram enviadas por meio de um termo de exclusão do Simples Nacional, pelo Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI (DTE-SN), entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro.

Os empreendedores têm 30 dias para quitar as pendências, que podem ser feitas à vista ou em parcelas, a partir do recebimento do documento. Para contestar a notificação, a empresa precisa encaminhar um pedido ao Delegado de Julgamento da Receita Federal do Brasil, via internet, neste link.

COMO QUITAR DÍVIDAS COM A RECEITA FEDERAL Para quitar os débitos, as empresas devem pagar todos os que estão em aberto listados no Relatório de Pendências, que acompanha o termo de exclusão. O acesso aos documentos pode ser feito pelo Portal do Simples Nacional, pelo DTE-SN ou pelo Portal e-CAC.

A Receita Federal entende que o contribuinte tomou conhecimento da notificação no momento do acesso ao termo, mas um prazo de 45 dias é dado caso o empreendedor não o tenha visualizado.

Caso o pagamento total das dívidas seja efetuado dentro do prazo de 30 dias, a exclusão é cancelada. A não quitação integral das pendências resultará na exclusão do empreendedor do Simples Nacional e dos MEIs do SIMEI a partir de 1º de janeiro de 2025.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Formulário de Contato

Agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo

Trocar imagem

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Copyright © 2024 Max Assessoria Contábil | Desenvolvido por: Sitecontabil