Rua Paraíba, 928

Marília / SP

Entre em contato conosco

(14) 3422-5768

IPCA-15: Prévia da inflação acelera em outubro e atinge 4,47% em 12 meses

25 de outubro de 2024
Istoé

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, acelerou para 0,54% em outubro, ante 0,13% em setembro, informou o IBGE nesta quinta-feira, 24. Foi a maior taxa mensal desde fevereiro (0,74%).

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 3,71%. Em 12 meses, o índice bateu 4,47%, acima dos 4,12% observados nos 12 meses imediatamente anteriores, encostando no teto da meta de inflação.

O centro da meta oficial para a inflação em 2024 é de 3%, medido pelo IPCA, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

A taxa de outubro veio acima do esperado. Pesquisa da Reuters com economistas estimava alta de 0,50% para o período.

Conta de luz disparou 5,29%

O principal impacto veio da energia elétrica residencial, que passou de 0,84% em setembro para 5,29% em outubro, com a vigência da bandeira tarifária vermelha patamar 2 a partir de 1º de outubro.

 

Com exceção de Transportes, cujos preços recuaram 0,33%, oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta no mês de outubro. O destaque foi Habitação, responsável pela maior variação e o maior impacto no índice. Houve uma aceleração no resultado desse grupo em relação a setembro, quando teve variação de 0,50%. Os grupos Alimentação e bebidas e Saúde e cuidados pessoais, tiveram alta de 0,87% e 0,49% , respectivamente.

Alimentos voltam a subir após 3 meses de recuos

No grupo Alimentação e bebidas, a alimentação no domicílio teve aumento de 0,95% em outubro, após três meses consecutivos de redução de preços. Destaque para os aumentos do contrafilé (5,42%), do café moído (4,58%), e do leite longa vida (2%). Entre as quedas, destacaram-se a cebola (-14,93%), o mamão (-11,31%) e a batata-inglesa (-6,69%).

 

Também pesou no índice do mês a subida de preços do gás de botijão (2,17%).

Combustíveis e transportes

Quanto aos combustíveis, o gás veicular (-0,71%) e o óleo diesel (-0,23%) apresentaram quedas, o etanol subiu 0,02% e a gasolina mostrou estabilidade de preço.

A queda no grupo Transportes é explicada principalmente pelas passagens aéreas (-11,40%). Ônibus urbano (-2,49%), trem (-1,59%) e metrô (-1,28%) contribuíram também para o resultado negativo do grupo, em decorrência da gratuidade nas passagens concedidas à população, no dia das eleições municipais, em 6 de outubro.

Repercussão

Para Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, a abertura do IPCA foi desfavorável na média dos núcleos.  “As implicações para a política monetária reforçam a expectativa de que o BC irá acelerar o ritmo de aumento da Selic para 50bps na próxima reunião”, avaliou.

Atualmente a taxa Selic está em 10,75% e o mercado espera também uma elevação – de 0,50 ponto percentual (p.p.) na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro.

“Vemos um cenário inflacionário cada vez pior, e sem previsão de melhora no cenário fiscal para ancorar as expectativas de inflação, que poderia ajudar o país a ter juros mais baixos”, disse Andre Fernandes, head da mesa de renda variável e sócio da A7 Capital.

A indefinição em corrida eleitoral dos EUA traz uma complicação adicional para a decisão do Copom em novembro. O ineditismo está no fato de que a eleição norte-americana ocorrerá em 5 de novembro e, dado o complexo sistema de votação e de contagem de votos dos EUA, o vencedor da disputa na maior economia do mundo ainda não estará definido quando os membros do Copom deliberarem sobre a Selic.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Formulário de Contato

Agende uma sessão de estratégia para sua empresa agora mesmo

Trocar imagem

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Copyright © 2024 Max Assessoria Contábil | Desenvolvido por: Sitecontabil